Angra dos Reis, um destino com preços acessíveis

Angra dos Reis é um lugar indispensável para aqueles que curtem um ótimo turismo balneário. Aquele que visita não quer sair mais! Encantou até mesmo os colonizadores portugueses, que avistaram sua bela baía, com suas 365 ilhas, em 1502, dois anos após o descobrimento do Brasil. Bom gosto tinham aqueles desbravadores. Bom gosto também possuem os que hoje em dia moram na região e aqueles que buscam esse pedaço do paraíso na nobre condição de turista.

Localizada entre as duas maiores cidades do país, Rio de janeiro e São Paulo, Angra dos Reis tem o mar de um lado e a montanha do outro, privilégio de poucos municípios. E ainda é cercada de vizinhos interessantes e hospitaleiros, como Paraty, exemplo de preservação arquitetônica, com seu casario colonial.

Difícil falar de Angra dos Reis, porque a emoção muitas vezes afugenta as palavras. Mas você pode, a partir de agora, nas próximas páginas, conhecer um pouco de sua história e seus atrativos. E, terminando a leitura, um conselho: conheça a cidade ou volte a Angra. Seus olhos vão agradecer esse presente.

O município de Angra do Reis fica distribuido por uma extensa área ao longo da BR-101 e o seu núcleo principal, fica próximo ao local da fundação da cidade, numa península que abriga diversas praias, numa região conhecida como Contorno Turístico ou Estrada do Contorno.

O centro da cidade fica em uma área estreita entre a montanha e o mar, isso fez a cidade crescer morro acima, de modo desordenado, mas ainda assim Angra reserva suas surpresas.

Próximo ao centro ficam a praia do Anil, com diversos bares à beira-mar, o Colégio Naval, na primeira praia da Estrada do Contorno, o tradicional Iate Clube Aquidabã, o Shopping e Marina Pirata´s, que trouxeram os freqüentadores das ilhas para a cidade, o porto, entre outros.

Quem quiser ver de perto a parte plana do centro encontrará belos casarios coloniais, construções importantes como os conventos do Carmo e de São Bernardino, diversas igrejas centenárias, fontes e monumentos históricos além do charme de suas ruas de paralelepípedo.


CURIOSIDADES

ANGRA: O PRESÍDIO QUE VIROU RESORT

Um grande complexo prisional foi construído na década de 40 para abrigar presos de alta periculosidade. O presídio da Ilha Grande, como ficou popularmente conhecido, foi batizado de   Instituto Penal Cândido Mendes. A convivência dos presos políticos do regime militar com os presos comuns, dentro dos muros do presídio, é atribuída uma das origens do chamado "crime organizado", pontuando com acontecimentos marcantes, tais como, fugas espetaculares com uso de helicóptero como a de Escadinha, em 1985.

Em 1994 o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por ordem do governador Leonel Brizola, faz a demolição da maior parte das dependências do presídio. Com a decadência da agricultura, inicia-se a regeneração de capoeiras nas áreas abandonadas e etapas superiores de sucessão vegetal. Hoje o local é um belíssimo santuário de mata selvagem, protegido pela mãe natureza e pelas leis de preservação ambiental.


AS CURVAS DA ESTRADA DE ANGRA

 Com a inauguração da Estrada Rio-Santos, a cidade foi descoberta pelos turistas. Ao percorrer as ruas do Centro da cidade, percebe-se lendas e fatos que permanecem até hoje arraigados na arquitetura de Angra. As igrejas foram preservadas, porém, sobraram poucas construções daquela época. Algumas das curiosidades são as ruas   projetadas em curvas, seguindo o sentido dos ventos que sopravam por lá. Informações importantes: o município de Angra dos reis tem área total: 819 km², sendo 626 km² no continente e 193 km² nas Ilhas.

UMA ILHA PARA CADA DIA DO ANO

Angra dos Reis possui  365 ilhas, uma correspondente a cada dia do ano. Para os aventureiros, uma ótima oportunidade de ficar um pouco mais no belíssimo litoral da Costa Verde e descobrir os encantos que a região pode proporcionar. As duas mil praias de Angra, muitas delas ainda inabitáveis, são perfeitas para a prática de esportes náuticos e passeios de barco. Dentre as milhares de praias esparramadas em quilômetros de areias branquíssimas, destaques para as praias do Norte e do Sul, que são ligadas por trilhas e grandes rochas fincadas na areia fina. A Praia Grande, com vista para a Ilha da Gipóia, abriga um píer ao longo da costa e uma sede do Iate Clube Brasileiro. Já a Praia Freguesia da Ribeira foi o local onde se originou a cidadede Angra.

CIDADE PROJETADA PARA A DEFESA

Em 1884, o Imperador Dom Pedro II resolveu adquirir a Fazenda do Holandês (hoje, Vila do Abraão) e a de Dois Rios. A propriedade da fazenda do Holandês estava compreendida entre a praia Preta até a atual ponte de atracação do Abraão. A propriedade da Fazenda de Dois Rios estendia-se desde o canto da praia de Santo Antônio, próximo a Lopes Mendes, até o lugar denominado como Mar Virado, perto da Parnaioca.

Em 1886, na Fazenda do Holandês, foi construído o primeiro leprosário do país, batizado de Lazareto, que serviu de centro de triagem e quarentena para os passageiros enfermos que chegavam ao Brasil, mais especificamente nos casos de cólera, chegando a atender mais de quatro mil embarcações durante seus 28 anos de funcionamento.Parada obrigatória de navios negreiros que ali deixam os escravos doentes. Os brancos com diferentes doenças contagiosas também eram mandados para o local naquela época, no final do século XIX.

UMA FAZENDA SUBMERSA

Outra atração de Angra é uma fazenda de criação de Vieiras, molusco que até meados da década de 90 estava em extinção e hoje faz parte do sustento de muitos profissionais que ajudam em seu cultivo. No ano de 2002 foi iniciado um cultivo experimental de Vieiras nas proximidades da   Praia dos Meros, localizada na Ilha Grande. Os resultados positivos alcançados permitiram a evolução da atividade, justificando a criação jurídica da empresa Rio Maricultura Ltda., sediada em Angra dos Reis. Atualmente, a atividade constitui o maior cultivo de Vieiras do Brasil e encontra-se em fase de franca expansão.

Fontes: www.angra-dos-reis.com
            www.turisangra.com.br
            www.gazetadascidades.com.br   

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem