A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Ocupa um terço das terras de todo o nosso planeta e abriga três quintos da população total do mundo. A Ásia limita-se a oeste com a África e com a Europa, e a leste com o oceano Pacífico. O extremo norte do continente fica no oceano Glacial Ártico. Mas no Sul, a Ásia termina na região quente dos trópicos, perto da linha do equador.
Na Ásia encontram-se algumas das montanhas mais altas do mundo; os rios mais longos; os maiores desertos, planícies e platôs; as selvas e florestas mais densas. O ponto mais alto e o mais baixo fica na Ásia. O monte Everest, ponto culminante, fica a 8 848 m acima do nível do mar; ao longo da fronteira entre o Nepal e o Tibet. As costas do mar Morto, as terras mais baixas do mundo, ficam a 396 m abaixo do nível do mar, na fronteira entre Israel e Jordânia.
Dentre os 50 países da Ásia encontram-se algumas das maiores e menores nações do mundo, tanto em área como em população. A Rússia, situada parcialmente na Europa, mas principalmente na Ásia, é quase tão grande como os Estados Unidos e o Canadá juntos. Mas três nações asiáticas — Bahrein, Cingapura e Maldivas — caberiam dentro da ilha de Marajó. A população da China ou da Índia é maior do que as populações da América do Norte e América do Sul somadas. Mas cerca de dois terços dos países asiáticos tem uma população inferior à da Grande São Paulo.

A população da Ásia é tão variada quanto tudo o que diz respeito ao continente. O povo difere enormemente em genealogia, costumes, línguas, crenças religiosas o modo de vida.
A civilização da Ásia começou há 4 mil anos, aproximadamente, muito antes de haver começado no ocidente, em termos de economia, cultura e desenvolvimento científico. Os asiáticos fundaram as primeiras cidades, estabeleceram os primeiros sistemas de leis e foram os primeiros agricultores e comerciantes. Os asiáticos inventaram a escrita e criaram as mais antigas literaturas. Os fundadores de todas as principais religiões do mundo foram asiáticos: Buda, Confúcio, Jesus Cristo e Maomé. Os asiáticos também inventaram o papel, a pólvora, a bússola e o tipo móvel.
Durante o século XVI d.C., a economia da Ásia entrou em declínio, enquanto o ocidente progredia rapidamente. As nações da Europa Ocidental conquistaram grande parte do território asiático entre os séculos XVI e XIX.
Ver mapa maior
Postar um comentário